É o ano das sequências e “Diablo III” não podia ficar de fora
É o ano das sequências e “Diablo III” não podia ficar de fora
Alguns jogadores gostam de acompanhar o progresso de seus avatares em jogos de videogame. Claro, é sempre satisfatório ser um soldado de elite com reflexos rápidos em “Call of Duty” ou o fuzileiro espacial fortão em “Gears of War”, mas é bom, ocasionalmente, pegar um personagem e torná-lo mais poderoso com treino e dedicação. E para isso servem os RPGs.
O ano que passou testemunhou alguns grandes games do gênero, como a ópera espacial “Mass Effect 2” e a viagem à cidade do pecado pós-apocalíptica em “Fallout: New Vegas” e 2011 segue a tendência. Escolhemos aqui os cinco melhores, maiores e mais interessantes RPGs a serem lançados em 2011, de sagas de fantasia com espadas e feitiços a viagens interestelares e alienígenas.
Mass Effect 3 | Produtora: BioWare | Lançamento: 2011 | Plataformas: PC, PS3e Xbox 360
“Mass Effect 2” é um dos melhores –senão o melhor – games de 2010 e é uma ficção científica maissólida que qualquer uma exibida no cinema ou na TV nos últimosanos. O terceiro capítulo marca o final da jornada do ComandanteShepard (que pode ser um homem ou uma mulher, um soldado ou umespecialista em computação, dentre várias outras classes), apóssua missão quase suicida ao coração do inimigo. E agora a batalhachegou à Terra.
Não se sabe muito sobre o game, pois a BioWare só lançou, até agora, um belo teaser, que mostra um sniper em uma torre devastada rezando para que Shepard retorne e traga a salvação, enquanto gigantescas naves alienígenas inteligentes, os Reapers, destroem a Terra. Mas avaliando os outros games, é possível esperar uma jogabilidade brilhante, diálogos controlados pelo jogador e múltiplos rumos para a história, além de um elenco de personagens sensacional.
Diablo 3 | Produtora: Blizzard | Lançamento: 2011 | Plataforma:PC
Mesmo depois de 10 anos de seu lançamento, “DiabloII” ainda tem uma legião de fãs que entram nos velhos servidoresda Battle.net e passam horas e horas coletando novos itens eduelando. Isso mostra a fidelidade dos fãs da Blizzard e a qualidadede seus games. “Diablo III” já entra em campo com o jogoganho.
O estúdio é conhecido por sempre refinar as fórmulas que criou – foi assim com “Starcraft II” em 2010 – e com “Diablo III” não deve ser diferente. A Blizzard já anunciou cinco classes, Barbarian, Witch Doctor, Wizard, Monk e Demon Hunter, que provavelmente vão nortear o futuro online e offline daqueles que ainda não estão plugados em “World of Warcraft” e “Starcraft II”.
The Elder Scrolls V: Skyrim | Produtora: Bethesda | Lançamento: 2011 | Plataformas:PC, Xbox 360, PlayStation 3
Anunciado em 2010, o quintocapítulo da saga “Elder Scrolls” provavelmente deixa os amantesde fantasia em alerta máximo. Sequência do aclamado “The ElderScrolls IV: Oblivion”, “Skyrim” se passa em um continentenórdico da terra medieval de Tamriel.
A Bethesda promete uma engine nova, com animações melhores e uma história que gira em torno do deus nórdico Alduin, que planeja destruir o mundo. Além disso, o game vai trazer dragões. Para quem treinou arduamente um Dark Elf ou Orc em “Oblivion”, quatro anos atrás, é hora de vestir o melhor elmo, sacar uma espada encantada e partir para a salvação de Tamriel mais uma vez.
The Witcher 2 | Produtora: CDProjekt | Lançamento: 2011| Plataforma:PC
“The Witcher” foi um hit surpreendente no PC, arrancando elogios da crítica e vendendo bem, apesar de ser produzido por um desconhecido estúdio polonês, a CD Projekt. Agora a sequência vem com status de celebridade, mas não vai se acomodar nos louros do sucesso.
Seguindo os passos do primeiro game, é possível esperar um sistema de diálogos aberto, similar ao encontrado em “Mass Effect”, mas com uma temática mais áspera e adulta, sem uma moralidade clara. O sistema de combate, anteriormente baseado em cliques rítmicos do mouse, foi totalmente reformulado para algo mais interativo pelos desenvolvedores. O retorno de Geralt será sanguinolento e cheio de questionamentos morais, sem dúvida.
Star Wars: The OldRepublic | Produtora: BioWare | Lançamento: 2011 | Plataforma: PC
Se existe algumacoisa capaz de enfrentar o poderio de “World of Warcraft” é alicença de Star Wars e a experiência da BioWare. “Star Wars: TheOld Republic” traz as duas coisas em um ambicioso formato de RPGmassivo online, na tentativa de tirar a Blizzard de seu consolidadotrono.
O game se passa milhares de anos antes dos eventos mostrados nos filmes, mas o universo, como mostrado em “Knights of the Old Republic”, é coeso o bastante para se relacionar com a franquia. A jogabilidade prometida pela BioWare tem um pé na ação, mas o que mais chama a atenção em “The Old Republic” é a atenção dada à dublagem: a BioWare botou vozes até na boca de personagens controlados pelo computador que passam missões aos jogadores. A ambição leva ao lado negro da Força, mas pode levar um MMO ao status de campeão de seu gênero.
Plataformas: _PC_ | _Xbox 360_ | _PS3_
Categoria: _Especiais_